“Olhares Sobre o Pampa” é um projeto na área de fotografia que inclui um concurso, uma oficina e uma exposição fotográfica. Toda a programação é gratuita e destinada a atingir um público amplo de diferentes locais do estado do Rio Grande do Sul e até mesmo de outros estados e países, através de seu formato de participação com inscrições no concurso por meio de site próprio na internet.
A oficina de fotografia e a exposição fotográfica, que contará com apresentações musicais, serão realizadas no município de Cachoeira do Sul. Serão premiadas as dez melhores fotografias amadoras e as dez melhores fotografias profissionais. As fotografias premiadas irão compor a exposição impressas em quadros canvas nos tamanhos 100×80 cm e 80×60 cm.
Após a exposição, as obras fotográficas serão doadas para o acervo público cultural municipal de Cachoeira do Sul.
A seleção contará com um Conselho Curatorial formado por três fotógrafos que avaliará e fará a premiação.
Alexandro Ribeiro Albornoz possui 27 anos de experiência em fotografia, com um portfólio diversificado que inclui trabalhos em estados brasileiros como RS, SC, PR e SP. Ele completou cursos especializados em fotografia e cinematografia, como o Curso Kodak e Direção de Fotografia ABC Cinema. Albornoz atuou como fotógrafo still em filmes de longa-metragem e curtas-metragens, participou de projetos como o Rally dos Sertões e o DVD da cantora Ana Carolina, e foi repórter fotográfico para jornais como Folha do Maranhão e Correio do Pampa. Recentemente, trabalhou no Projeto da APA no Pampa Gaúcho e atualmente combina fotografia com filmmaking, criando filmes para o setor agropecuário, hoteleiro e gastronômico.
Guto Oliveira é um fotógrafo documental independente que explora as intrincadas conexões entre a beleza da natureza e as dimensões sociais da experiência humana. Através de suas lentes, ele busca contar histórias autênticas que revelam a profunda relação entre as pessoas e seus ambientes. Seu trabalho já foi destacado em festivais, exposições e publicações tanto no Brasil quanto internacionalmente, em países como México, Emirados Árabes, Iraque, Suíça, Chile e Cuba.
Tadeu Vilani, natural da cidade de Santo Ângelo, interior do estado do Rio Grande do Sul, trabalhou no jornal Zero Hora de Porto Alegre, Brasil, por 25 anos. Desenvolve documentação fotográfica do pampa, desde 2011, o qual resultou o livro Olhos do Pampa.